A Carteira Digital de Trânsito veio para ficar. Antes chamada de CNH Digital, o aplicativo novo permite que os usuários tenham em um mesmo lugar o acesso ao documento do motorista e do veículo, o que digitaliza e facilita demais a vida das pessoas.
Para usar essa tecnologia, o passo a passo é bem simples, partindo da instalação de um aplicativo gratuito para celular e um cadastro, que também é grátis. Para quem tem dúvidas sobre como fazer isso, continue lendo que vamos explicar cada detalhe.
Inclusive, também veremos sobre o que é a Carteira Digital de Trânsito e as principais vantagens dela, até mesmo para quem vai tirar a primeira habilitação. No decorrer dos tópicos, traremos o tutorial para baixar o aplicativo da CNH Digital no iOS e no Android.
- O que é a Carteira Digital de Trânsito;
- Como colocar a carteira de motorista digital no celular;
- Tutorial para baixar a carteira digital de trânsito;
- Por que não consigo gerar minha carteira digital de trânsito;
- Carteira Digital de Trânsito ou CNH Digital?
O que é a Carteira Digital de Trânsito
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo de celular que armazena informações da Carteira de Motorista e do documento do veículo das pessoas. Logo, é uma forma tecnológica, segura e simples de ter essas informações na palma da mão.
A CDT ou CNH Digital, como ficou conhecida, tem o mesmo valor do que a Carteira de Motorista impressa, sendo que pode substitui-la em blitz e como apresentação de documento oficial com foto. Inclusive, o app pode ser acessado mesmo sem conexão com a internet.
Todo mundo que tem a Carteira de Motorista impressa com o QR Code pode baixar o aplicativo da CNH Digital e começar a colher os benefícios dessa tecnologia. No decorrer do texto, vamos explicar cada um dos passos para fazer isso.
As vantagens da Carteira Digital de Trânsito
Ter a CNH no celular é muito bom. Isso porque hoje em dia a gente leva o smartphone para qualquer lugar que vamos. Então, também levamos a CNH. Assim, ninguém mais corre o risco de esquecer o documento impresso em casa.
Aliás, até podemos esquecer, só que não haverá problemas porque podemos apresentar outro, que é o digital e tem a mesma validade, pela tela do celular. Então, essa é a vantagem principal: a praticidade e facilidade em ter as informações no celular, a qualquer hora.
Aí vem outro ponto que chama a atenção. O app permite que as pessoas compartilhem as informações, especialmente através da exportação para PDF da assinatura digital no padrão ICP-Brasil. Logo, evita a necessidade de impressão ou digitalização de documentos.
Como colocar a carteira de motorista digital no celular
Para adicionar a sua Carteira Nacional de Trânsito no celular, você precisará seguir algumas etapas importantes desse processo. Sendo que o caminho é o mesmo para todas as pessoas interessadas em ter essa facilidade no dia a dia.
A primeira coisa é instalar o aplicativo no celular. Nos próximos tópicos vamos trazer o tutorial de como fazer o download e começar a usar o app. O fato é que depois disso vem o login, que é único e feito através das plataformas de aplicativos.
As últimas etapas têm a ver com a geração dos documentos, tanto a CNH Digital quanto do veículo. Isso acontece através da leitura do QR Code, que é feita pela câmera do celular. A pessoa também confirma o CEP cadastrado no Detran antes de finalizar.
Uma nova CNH
Uma curiosidade é que uma nova CNH foi criada recentemente. Ela é emitida em cores novas, sendo mais segura e possibilitando até mesmo o uso do nome social. As mudanças foram determinadas pela Lei 886 de 2021 e valem para todo o país.
O que não mudou foi o tamanho, o lugar da foto, dos dados pessoais e a estrutura das informações. Mas, agora ela está mais segura e moderna. Além disso, traz informações em inglês e espanhol, se adequando aos requisitos internacionais da Convenção de Viena.
Tutorial para baixar a carteira digital de trânsito no Android
Se você tem um celular com sistema Android, como é o caso do Samsung, do Motorola, do Asus, do Nokia, do Xiaomi e outros, o caminho vai ser diretamente pelo Google Play. Então, a primeira coisa é ir nessa página de apps.
Depois, na barra de pesquisa, basta escrever “carteira digital de trânsito”. O app correto vai aparecer, sendo que ele foi desenvolvido pelo Serpro e é gratuito. Na sequência, basta clicar nesse aplicativo e ir na opção de “instalar”.
Os últimos passos do processo são: aguardar o download e clicar no botão “abrir”. Prontinho, o aplicativo foi instalado com sucesso e agora é só seguir os passos indicados na tela para fazer o login ou criar a conta de acesso para começar a usar.
Tutorial para baixar a carteira digital de trânsito no iOS
Já para quem tem um iPhone ou outros aparelhos da Apple, como o iPad, o caminho é praticamente o mesmo, sendo que muda o fato de que tudo se inicia no App Store, que é onde ficam todos os programas e serviços da empresa.
Então, basta clicar no ícone do App Store e ir na barra de pesquisa para digitar o nome da “carteira digital de trânsito”. A próxima etapa é conferir se aparece lá o app correto, da Serpro e que é gratuito. Então, em caso positivo, basta ir em “obter”.
No iPhone vai aparecer a opção de usar a impressão digital para permitir o download, o que é um serviço disponível para quem aprova essa função. Aí é só pressionar o dedo no “touch ID” para continuar. Depois da instalação, abra o aplicativo e comece a usar.
Por que não consigo gerar minha carteira digital de trânsito
Alguns usuários acabam não conseguindo gerar os documentos digitais. Para esses casos, o ideal é entender os motivos que levaram a tal fato. Pode ser que algum dado esteja incorreto, como o CEP ou que a CNH está vencida, por exemplo.
Para tanto, a solução mais simples é se deslocar até o Detran ou o Poupatempo da sua cidade para verificar a situação e resolver o problema. Muitas vezes, uma simples atualização de número de celular, de CEP ou de e-mail já é suficiente para gerar a CNH Digital.
Outros erros ao tirar a CNH Digital
Outro problema que pode acontecer é depois que 5 tentativas de leitura do QR Code tenham acontecido sem sucesso. Aí, a validação do reconhecimento facial se torna inibida ou inválida. A partir disso, a pessoa tem duas alternativas para solucionar a questão.
Uma delas é a mais comum: ir presencialmente até uma unidade do Detran ou do Poupatempo. A outra é tentar fazer a validação com o uso de um certificado digital, o que pode ter um custo dependendo de qual programa a pessoa usar para isso.
Tem como ter a CNH Digital antes da física?
Essa é outra dúvida que muita gente e ajuda a entender mais a importância da CNH Digital. Isso porque muita gente que tira o documento pela primeira vez, chamado de primeira habitação, quer ter logo a permissão para dirigir, o que exige o documento.
Aí, vem a facilidade de ter a Carteira Digital de Trânsito que pode ser gerada 3 dias após a aprovação da pessoa nos testes de transito. Antes disso, seria necessário aguardar o documento impresso chegar no endereço ou ser emitido pelos órgãos.
Mas, vale lembrar que isso não muda o fato de que é preciso passar por todas as etapas, como exames médicos, aprovação nas aulas teóricas e práticas, avaliação psicológica e o pagamento de taxas do Detran, seja para os exames ou emissão dos documentos para dirigir.
Como trocar a carteira provisória pela definitiva
Para quem se interessou pelo assunto da primeira habilitação, saiba que o formato digital não altera as regras para a mudança da provisória para a definitiva. Isso quer dizer que é preciso ter ao menos 1 ano de experiência para conseguir fazer a troca.
A partir disso, o Detran vai avaliar informações que foram preenchidas como o fato de ter infrações no nome da pessoa ou débitos no prontuário. Se todas as informações forem abordadas de maneira positiva, aí sim a pessoa consegue a definitiva.
O pedido da carteira de motorista definitiva depois desse prazo pode ser feito online, no site do Detran do seu estado. Vai ser preciso enviar documentos como o RG original, o comprovante de residência e a CNH Provisória também.
Carteira Digital de Trânsito ou CNH Digital?
Para terminar o conteúdo, trouxemos aqui a resposta para uma dúvida comum porque muita gente confunde os termos. A verdade é que no começo o nome era CNH Digital porque permite o acesso ao documento pessoal do motorista. Agora, o nome se atualizou.
Assim, ficou sendo Carteira Digital de Trânsito porque também permite que as pessoas vejam o documento do veículo, isto é, o Certificado de Registro e Licenciado de Veículo (CRLV). Ambos os documentos ficam disponíveis no mesmo aplicativo e de graça.